Como controlar uma fazenda?

Saiba como controlar uma fazenda da melhor forma possível, fazendo com que seus investimentos gerem resultados, para que você possa expandir ainda mais a sua fazenda.

Saber como controlar uma fazenda pode ser algo extremamente rentável, ainda mais quando chega o momento de alto consumo. Porém, esse tipo de serviço/criação envolve muito esforço e há tarefas que nenhum gestor pode ignorar.

Porém, para facilitar o controle existem certas coisas que podemos fazer, mas primeiramente temos que saber que o cuidado que devemos ter com um rebanho não é como antigamente.

No mercado atual, podemos ver que é necessário oferecer um produto de qualidade, com preços competitivos, sem causa muito impacto ambiental, fora que vários órgãos realizam a fiscalização.

Tudo isso faz com que você precise saber a como controlar uma fazenda. Pois mesmo com os avanços da tecnologia, vários pecuaristas estão enfrentando dificuldades.

Logo, é importante que você comece a olhar sua fazenda como se ela fosse uma empresa, ou seja, olhe com olhos administrativos, procurando pontos fortes e pontos fracos.

Podendo analisar, você vai saber quais ferramentas são mais efetivas ao serem aplicadas as suas propriedade, garantindo que você terá retorno após o investimento

Tenha habilidade para gerenciar


Algo essencial que para saber a como controlar uma fazenda, é a habilidade gerencial que envolve a inteligência, intuição, capacidade adaptativa, noções de matemática, percepção espacial, relações interpessoais, senso critica etc..

Conseguindo melhorar essas habilidades você será capaz de controlar o seu negócio, porém se você não possui o “dom de administrar”, existem alternativas, como a capacitação de alguém da família ou uma pessoa que possui um perfil para poder gerenciar.

Práticas de rotina no controle de uma fazenda


Antes de tentar estabelecer práticas adequadas de gestão, é preciso que você saiba por completo como é a sua propriedade rural, ou seja, mapear o patrimônio global da fazenda, fora que se devem marcar os dados gerados no dia-a-dia, como compras de insumos e as ocorrências zootécnicas.

Com esse mapeamento, fica muito mais fácil entender a como controlar uma fazenda, já que é com eles que você consegue tomar as decisões, melhorando a eficiência de vários setores.

É importante citar também que com a analise continua das informações que você juntar, é possível que a sua habilidade gerencial aumente.

Quais são as ferramentas utilizadas para fazer a gestão Pecuária?


Para que você possa fazer a gestão pecuária, existem vários tipos de ferramentas, como as tradicionais: papel, caneta e calculadora, assim como os modernos softwares, que servem para te dar o suporte necessário.

Sabendo quais são as ferramentas e quais as suas funções, fica muito mais fácil de entender a como controlar uma fazenda.

O que é um Plano Tecnológico para fazenda?


Quando se tem uma fazenda, é fundamental fazer um plano tecnológico, onde vai mostrar os objetivos pessoais e empresariais, considerando os recursos que estão disponíveis.

Também se deve pensar nos impactos ambientais, um assunto muito discutido nos dias de hoje, além do efeito nas condições de trabalho dos empregados.

Como cuidar do seu rebanho


Outra coisa fundamental é saber cuidar do seu rebanho, para que você possa ter um controle maior, como a quantidade de gados que contém na sua fazenda, saúde de seus animais, abate, desmame e várias outras coisas.

Para isso é importante que você mantenha registro e informações sobre sua criação ou até mesmo planilhas, que podem te auxiliar a armazenar registros gerais, por exemplo, compra de equipamentos, alimentação, feno, reparos, fornecimento de energia etc.

Mas é importante ressaltar, que não é porque você possui controle sobre as informações de sua criação, que ela será rentável.

Essas informações no fim de tudo só irão servir para te auxiliar na tomada de decisões; logo, você irá optar pela solução que trará mais benefícios para sua fazenda.

Deixe seus colaboradores alinhados com o projeto


Também é importante deixar os seus colaboradores / funcionários alinhados com o projeto, pois isso ajuda e muito a como controlar uma fazenda.

Não adianta ter o melhor terreno, a melhor raça, melhor suplementação e não ter pessoas alinhadas para auxiliar na fazenda todos os dias, pois isso fará com que uma boa parte do seu investimento seja jogado fora.

Por isso estabeleça uma relação parceira com seus funcionários, tratando todos com respeito, compartilhando as estratégias, fazendo com que ele se sinta parte do negócio.

Uma dica que damos para você é treinar todos que você contratar para que eles ganhem mais experiências no campo, pois isso ajuda no crescimento do seu negócio.

Muitos falam que essa dica é essencial para o sucesso, por isso tente-a executar o mais rápido possível, pois o serviço acumulado pode levar muito mais tempo para ser organizado.

Acompanhamento de profissionais especializados


Para você que está procurando sobre como controlar uma fazenda, é importante citarmos o acompanhamento de profissionais especializados, pois é um tópico que muitos esquecem quando resolvem expandir sua fazenda.

Chega a ser mais importante que anotar as informações que você vai arrecadando, pois o profissional especializado é aquele que irá te orientar nas tomadas de decisões, indicando tecnologias dentro da realidade propriedade em busca de alcançar um lucro maior.

Escritura Zootética


A escritura Zootética refere-se a anotação dos dados referentes à produção do animal. Outra ferramenta muito utilizada para tomar decisões.

Com ela é possível identificar quais são os seus animais mais produtivos, identificar com rapidez problemas no seu rebanho, facilita o manejo, reduz custos com a alimentação e várias outras coisas.

Auxiliando também na hora de tomar alguma decisão para melhorar a situação em que a fazenda se encontra.

 


Saber como controlar uma fazenda é mais difícil do que parece e como podemos ver, possuir o conhecimento administrativo ou alguma pessoa de confiança que o possua é essencial para o crescimento da sua “empresa”.

Por isso, tente buscar por informações ou tente fazer algum curso técnico para entender melhor como funciona um negócio.

Também não se esqueça de procurar mais informações sobre as técnicas que grandes pecuaristas utilizaram para crescer a própria fazenda.

 

Controle de gado com SoftPec! Registre seus animais facilmente, e comece agora mesmo a controlar seu gado

Clique aqui, cadastre-se agora e ganhe 10 dias gratuito para utilizar o sistema SoftPec ERP

ORGANIZE SUA PROPRIEDADE DE FORMA FÁCIL E SEM COMPLICAÇÕES

Vantagens de utilizar o
Software para Pecuária | SoftPec

Trabalhamos pensando no crescimento de sua fazenda ou propriedade. Veja abaixo algumas vantagens de utilizar o Sistema de Gestão Pecuária SoftPec

Sistema em Nuvem

Você não fica preso a um computador para acessar seus dados. Acesse de qualquer local ou dispositivo com acesso à internet.

Funcionalidades Integradas

Cadastre seus clientes, emita cobranças, notas fiscais. Registro de vendas, compras e muitos mais para sua facilidade.

Cadastros e Relatórios

Cadastros fáceis de utitilizar e relatórios eficientes. Trabalhamos para sempre extrair os melhores resultados em sua empresa

Financeiro

Controle financeiro de fácil entendimento. Tenha controle sobre suas contas a pagar e a receber

Controle de Vacinações

Não confie na memória ou em papéis, cadastre no SoftPec todas as informações necessárias para o acompanhamento das vacinações de cada animal.

Acompanhamento de Pesagens e Lactações

Cadastre as pesagens dos animais e tenha um controle de qual animal está rendendo mais para sua propriedade. Saiba as vacas que estão em lactação e os periodos secos.

Produção e Reprodução

Acompanhe facilmente todo o processo de reprodução de cada animal, saiba em qual ciclo se encontra cada um.

Matrizes a desmamar

Identifique as femeas que poderão iniciar um novo ciclo reprodutivo.