Como escolher um sistema para fazenda?


Saiba como escolher um sistema para fazenda que vá melhorar o gerenciamento da sua produção.

Você sendo um pecuarista deve pensar em um sistema para fazenda, já que o gerenciamento da própria é essencial para que haja sucesso e uma ferramenta desse tipo pode facilitar e muito.
Alguns pecuaristas mesmo sabendo do quão importante é o gerenciamento, acabam sofrendo com dificuldades administrativas, e isso é normal, pois é um trabalho complexo e que gasta muito tempo.

E é ai que o sistema para fazenda entra, um software que realiza a gestão do seu negócio simplifica todo o gerenciamento da produção rural, com intenções de aumentar a lucratividade.

Além disso, o sistema para fazenda é uma excelente forma de economizar com serviços de TI; logo, podemos dizer que é a solução ideal para que o dono da propriedade possa evoluir com rapidez.
Por trazer todas essas vantagens e muito mais, resolvemos elaborar esse artigo, ensinando a escolher um sistema para fazenda, até porque, todos sabemos que não da mais para utilizar somente cadernos e planilhas de excel para gerenciar algo de grande escala.

O que é um sistema para fazenda?

Primeiramente você deve saber o que é um sistema para fazenda, ou como muitos chamam: software de gestão. Essa ferramenta é um conjunto de aplicativos, sites ou programas de computadores que possuem o objetivo de auxiliar na gestão em geral.

E ela não proporciona somente práticas de gestão dos recursos materiais, humanos, financeiros e ecológicos, como também auxiliam nas operações diárias de um pecuarista, ajudando na tomada de decisões.
Lembrando que hoje em dia esse mercado pé muito extenso; logo, possivelmente já existe um sistema para fazenda que consiga suprir todas as necessidades que você possui.

Quais são as vantagens do sistema para fazenda?

Podemos dizer que um sistema para fazenda consegue oferecer vários benefícios, desde imediatos, como em longo prazo.
Como benefícios imediatos, temos a economia de tempo, evolução da capacidade de decisões assertivas e o aumento da competitividade.


Partindo agora para os benefícios em longo prazo, podemos notar o aumento da rentabilidade, redução dos custos de produção e a implementação da cultura de gestão da fazenda.
Além dessas que citamos você terá muito mais tempo para passar com sua família, além de deixar algumas etapas com um auxiliar financeiro, fazendo com que você possa focar em outra questão.

Quais são as opções de sistema para fazenda disponíveis?

Nos dias atuais, o mercado de sistema para fazenda está crescendo e muito, fazendo com que no mercado brasileiro e no internacional existam diversas opções.
Logo, o pecuarista que está procurando por um sistema para fazenda deve procurar uma que ofereça as vantagens que falamos anteriormente e demais coisas, como a utilização online, backup na nuvem e acesso pelo celular, facilitando o acesso.

Como saber se eu preciso adquirir um sistema para fazenda?

Podemos dizer que essa decisão de reservar um tempo para implantar um novo método de gerenciar sua fazenda é de suma importância.
Os demais empreendedores rurais que estão há mais tempo no mercado podem acabar questionando o uso de um sistema para fazenda, já que a tempos atrás não era utilizado esse instrumento.
Mas para vermos se essa ferramenta vai ou não nos auxiliar, basta considerar o volume de processos, pois mesmo sendo uma propriedade pequena, os processos que devem ser utilizados são vários, fazendo com que um software seja de enorme ajuda.


Sem contar que qualquer empreendedor rural sabe que ao vender uma grande propriedade, a transmissão dos res registros históricos da produção faz com que o preço de venda seja maior.


Começando a procurar por um software para fazer a gestão da fazenda
Primeiramente você deve identificar seu problema, pode parecer simples, porém ao analisar as opções de sistema para fazenda, você deve notar quais são os problemas que você deve solucionar com a gestão.
Indo para o lado geral, podemos considerar que o problema que deseja ser resolvido é bastante especifico de saber o preço de cada máquina, abastecimentos e atividades, ou seja, podemos concluir que ao identificar seu problema, tudo fica mais fácil.


Outra coisa que você pode tentar fazer é consultar o Google ou outro buscador, que pode te auxiliar a selecionar o sistema para fazenda ideal para o seu problema.


As planilhas e cadernos não são suficientes para registrar as informações?


O caderno no bolso e planilhas do excel salvas no computado são importantes sim, e são utilizados pelos pecuaristas há muitos anos, porém graças a evolução tecnológica surgiu o sistema para fazenda.
Afinal, mesmo que essas ferramentas funcionem, com o instrumento citado ao longo do artigo é possível agilizar vários processos, além de deixa-los mais eficientes.


E mesmo que você diga que as planilhas e cadernos não possuem gastos, eles podem te trazer vários prejuízos comparados ao sistema para fazenda.


Por exemplo, a planilha e seu caderninho não possuem backups, seus registros muitas das vezes são de baixa qualidade, você acaba perdendo muito tempo, algo que é muito importante.
Fora que muitas das vezes, só você acaba entendendo as suas anotações, muitas das vezes nem da pra especificar o seu negócio e não auxilia muito nas tomadas de decisões.


Características importantes para verificar em um sistema para fazenda


Existem algumas características muito importantes na verificar em um sistema para fazenda, que podem melhorar ainda mais os processos que ocorrem no dia a dia.
Por exemplo, o sistema para fazenda deve, ser fácil de utilizar, para que novos colaboradores possam o utilizar, ter privacidade de dados e realizar o backup em nuvem para proteger ainda mais suas informações.

 

Como você pode analisar ao decorrer do artigo, o sistema para fazenda é uma ferramenta essencial para você que quer ver o negócio crescendo rapidamente.
Além de ter mais eficiência nos processos, recebendo o retorno de seus investimentos o mais rápido possível.


Agora conte para gente: você já sabia que o sistema para fazenda atribuía tudo isso que citamos?

 
 
 

Controle de gado com SoftPec! Registre seus animais facilmente, e comece agora mesmo a controlar seu gado

Clique aqui, cadastre-se agora e ganhe 10 dias gratuito para utilizar o sistema SoftPec ERP

ORGANIZE SUA PROPRIEDADE DE FORMA FÁCIL E SEM COMPLICAÇÕES

Vantagens de utilizar o
Software para Pecuária | SoftPec

Trabalhamos pensando no crescimento de sua fazenda ou propriedade. Veja abaixo algumas vantagens de utilizar o Sistema de Gestão Pecuária SoftPec

Sistema em Nuvem

Você não fica preso a um computador para acessar seus dados. Acesse de qualquer local ou dispositivo com acesso à internet.

Funcionalidades Integradas

Cadastre seus clientes, emita cobranças, notas fiscais. Registro de vendas, compras e muitos mais para sua facilidade.

Cadastros e Relatórios

Cadastros fáceis de utitilizar e relatórios eficientes. Trabalhamos para sempre extrair os melhores resultados em sua empresa

Financeiro

Controle financeiro de fácil entendimento. Tenha controle sobre suas contas a pagar e a receber

Controle de Vacinações

Não confie na memória ou em papéis, cadastre no SoftPec todas as informações necessárias para o acompanhamento das vacinações de cada animal.

Acompanhamento de Pesagens e Lactações

Cadastre as pesagens dos animais e tenha um controle de qual animal está rendendo mais para sua propriedade. Saiba as vacas que estão em lactação e os periodos secos.

Produção e Reprodução

Acompanhe facilmente todo o processo de reprodução de cada animal, saiba em qual ciclo se encontra cada um.

Matrizes a desmamar

Identifique as femeas que poderão iniciar um novo ciclo reprodutivo.