Como gerenciar minha propriedade rural?

Muitos fazem a seguinte pergunta: como gerenciar minha propriedade rural? Afinal, trabalhar com organismos humanos é uma tarefa muito difícil, já que você deve oferecer condições ideias.


Por isso que todo gestor rural que possui experiência sabe estimar apenas fazendo uma análise virtual, ou seja, ele consegue saber qual será a produtividade de uma safra, identificando problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento dos seus animais e plantas.

Ter intuição e experiência  pode ser uma grande aliada nesse mercado de agronegócio que é muito concorrido aqui no Brasil, porém o tamanho da fazenda e a memória podem fazer com que uma tomada de decisão seja como um “tiro no escuro”.

E para melhorarmos essa situação, pensamos em algumas dicas para que você possa administrar melhor sua propriedade / fazenda da melhor forma possível.

Faça o recolhimento de dados


Primeiramente, temos que falares sobre o recolhimento de dados, algo que é essencial para que ocorra um bom gerenciamento, pois mesmo se você conhecer sua fazenda inteira, você não vai saber o que acontece nela o tempo todo.

Ainda mais em propriedades grandes de plantio ou em locais com terrenos distantes entre si. É impossível que um gestor consiga saber tudo que está acontecendo nos setores.

Mas para melhorar essa situação, os funcionários devem servir como extensão para os olhos do administrador, ou seja, tudo que for realizado, de aplicação de produtos até a pesagem e venda, tem que ser registrado.

É ideal que esses registro sejam feitos de forma digital, para que fique melhor na hora de tomar alguma decisão.

Tente instalar as novas tecnologias na sua fazenda


Uma pesquisa realizada pensando no campo possui várias novidades quando se trata de ferramentas tecnológicas para melhorar o gerenciamento, como:

Os sensores que são instalados no solo em diferentes locais da propriedade, que servem para enviar informações relacionadas a umidade e temperatura em tempo real, auxiliando a planejar a irrigação e proteger a plantação.

Também existem os drones que são utilizados para conseguir uma visão aérea detalhada e ampla sobre a fazenda, auxiliando na identificação de pragas, áreas que podem desencadear problema etc...

Por fim temos as máquinas guiadas por GPS, que são muito precisas e possibilitam você a configura-las de modo que tracem por caminhos eficientes, diminuindo a compactação do solo.

Analise antes de tomar qualquer decisão relacionada a fazenda


Possuir dados/informações são de suma importância, porém essas duas coisas não conseguem fazer nada sozinhos. Para se tornar um gestor rural eficiente, é preciso investir nas ferramentas certas.

Ou seja, busque por um Sistema de Gestão Empresarial, já que é uma forma de centralizar vossas informações que serão estudadas pelo próprio sistema, disponibilizando de modo simples de se compreender e utilizar.

Os custos de um sistema de gestão empresarial, ou como muitos chamam: softwares, são baixo perto do trabalho que deverá ser executado, fazendo com que você poupe o administrador e funcionários.

E graças a esse instrumento, é possível notar que o negócio está muito mais rápido e eficiente.

Estabeleça planos e metas para sua propriedade


Realizando uma análise de dados eficiente, a gestão rural acaba ficando ainda mais eficiente a cada etapa, permitindo um planejamento mais elaborado.

Também temos que lembrar que a sazonalidade de mercado se torna muito mais compreensível, podendo trabalhar para você, gerando muito mais lucro com a escolha correta das espécies e momento de fazer a venda.

Outra coisa que não se deve deixar de lado é criar metas, tanto para a sua fazenda, quanto para seus funcionários. E lembre-se, você deve deixa-las clara, para que todos possam entender.

Quando os colaboradores sabem dos objetivos da empresa, tentamos realizar cada processo com mais determinação.

Não se esqueça de trabalha com sustentabilidade na sua fazenda


Para fazer com que sua fazenda cresça mais e mais, é necessário trabalhar com a natureza, e não contra ela; logo, pense em colocar as plantas em locais que elas consigam se adaptar.

Tentar corrigir ou adaptar um local pode fazer com que você arque com preços altíssimos, fazendo com que não seja uma alternativa viável.

Também preserve os topos de morro, preserve as matas ciliares e mantenha o solo coberto de matéria orgânica para preservar boas condições de vida.

Sua equipe é essencial


Analise as qualidades de sua equipe e distribua funções de acordo com as qualidades que eles demonstram.

E para saber quais são as qualidades de seus colaboradores, ofereça um treinamento de tarefas especificas, por exemplo, condução de máquinas e dispersão de ventos. Isso pode ajudar e muito.

 

Agora conta para a gente, esse artigo serviu para responder a pergunta: como gerenciar minha propriedade rural?

Como já foi dito, essa é uma dúvida que muitos donos de fazenda possuem, o que pode dificultar na hora de gerar lucro.

 

 

Controle de gado com SoftPec! Registre seus animais facilmente, e comece agora mesmo a controlar seu gado

Clique aqui, cadastre-se agora e ganhe 10 dias gratuito para utilizar o sistema SoftPec ERP

ORGANIZE SUA PROPRIEDADE DE FORMA FÁCIL E SEM COMPLICAÇÕES

Vantagens de utilizar o
Software para Pecuária | SoftPec

Trabalhamos pensando no crescimento de sua fazenda ou propriedade. Veja abaixo algumas vantagens de utilizar o Sistema de Gestão Pecuária SoftPec

Sistema em Nuvem

Você não fica preso a um computador para acessar seus dados. Acesse de qualquer local ou dispositivo com acesso à internet.

Funcionalidades Integradas

Cadastre seus clientes, emita cobranças, notas fiscais. Registro de vendas, compras e muitos mais para sua facilidade.

Cadastros e Relatórios

Cadastros fáceis de utitilizar e relatórios eficientes. Trabalhamos para sempre extrair os melhores resultados em sua empresa

Financeiro

Controle financeiro de fácil entendimento. Tenha controle sobre suas contas a pagar e a receber

Controle de Vacinações

Não confie na memória ou em papéis, cadastre no SoftPec todas as informações necessárias para o acompanhamento das vacinações de cada animal.

Acompanhamento de Pesagens e Lactações

Cadastre as pesagens dos animais e tenha um controle de qual animal está rendendo mais para sua propriedade. Saiba as vacas que estão em lactação e os periodos secos.

Produção e Reprodução

Acompanhe facilmente todo o processo de reprodução de cada animal, saiba em qual ciclo se encontra cada um.

Matrizes a desmamar

Identifique as femeas que poderão iniciar um novo ciclo reprodutivo.